Seja bem vindo!     Site Seguro      

Telefone: (11) 4702-6118

Porto Vintage 2009

R$353,30
Portugal

Skeffington

Douro

Vinho do Porto

Vinho do Porto - 750 ml

Castas Durienses


De cor violácea profunda, revela um complexo bouquet. Recomendado para acompanhar nozes, queijos fortes e frutas secas. Também pode ser bem apreciado sem acompanhamentos.

Produto: Em estoque

Seja o primeiro a avaliar este produto

 

Detalhes

Proveniência: Portugal - Douro
Produtor: Skeffington
Tipo: Vinho do Porto
Composição: Lote de castas clássicas durienses. 
T: 20,0%.

Vinho do Porto Vintage, de uma só colheita, de qualidade reconhecida e declarada, proveniente das melhores vinhas, das mais nobres áreas do Douro. Os Vintages são, primeiramente, amadurecidos durante dois anos em cascos e depois mais algum tempo, geralmente uma década, envelhecidos em garrafa. Durante o envelhecimento em garrafa, em ausência de oxigénio, o vinho evolui lentamente, ficando progressivamente mais refinado, com um aroma distinto e um sabor complexo de grande persistência. Apresenta aromas frutados (frutos vermelhos) e, por vezes, resinosos e etéreos. Aos Vintage que amadurecem longas décadas em garrafa estão associados aromas a chocolate, café e a especiarias como canela e pimenta. De modo a que certas características, como a intensidade e riqueza dos Vintages sejam mantidas, opta-se por não se filtrar este tipo de vinho, o que origina uma substancial quantidade de depósito na garrafa, necessitando, pois, de ser decantado.

Notas de prova: De cor violácea profunda, revela um complexo bouquet, que combina aromas intensos de frutas vermelhas (amora e cassis), com atraentes nuances de ervas silvestres, pimenta preta e madeira exótica. Perfeitamente equilibrado no palato, o qual é suportado por taninos firmes e vigorosos, culminando com um final longo e persitente. Um Porto Vintage elegante e finamente constituído, mostrando tanto o denso aroma frutado, bem como a fresca vibração típica do ano, um ano que certamente marcará a diferença no estilo Vintage.

Harmonização: As nozes são um excelente acompanhamento do Porto Vintage, assim como os queijos de pasta azul e outros queijos de sabor intenso. Os frutos secos, como damasco e figo, também harmonizam muito bem. Alternativamente, pode beber-se sem qualquer acompanhamento e apreciar os seus intensos e complexos sabores, num cálice não muito pequeno, de modo que se consigam extrair todas as suas nuances.

Contrariamente aos restantes Portos, a garrafa deverá guardar-se deitada, uma vez que é vedada com rolha de cortiça (e não com a tradicional “T cork”), de maneira a manter a rolha úmida e assim garantir uma efetiva vedação. Quando for servir, coloque a garrafa em pé umas horas antes, de modo que se dê a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa e, posteriormente, transfira lenta e cuidadosamente o vinho para o decanter, para que apenas o vinho seja vertido para o mesmo.

Temperatura de serviço: 17 ºC - 18 ºC

Sabia que... É na Região Demarcada do Douro, a primeira região vitícola delimitada, demarcada e regulamentada do mundo que produz o mais emblemático e universal dos produtos portugueses, o Vinho do Porto, que deve o seu nome à cidade costeira do Porto, a partir da qual era tradicionalmente exportado? A designação do Vinho do Porto surgiu na segunda metade do séc. XVII, época em que foi descoberto pelos comerciantes ingleses, que espalharam a sua fama por todo o mundo. Uma das lendas sobre a origem deste vinho remonta exatamente a este século e relata que monges de um mosteiro da zona de Lamego adicionavam aguardente vínica ao Vinho do Douro. Porém, o que a história registra é que até cerca de 1756, a aguardentação só tinha lugar depois de terminada a fermentação, obtendo-se assim vinhos secos. Apenas em 1820 surge o processo de aguardentação chamado “moderno”, altura em que se passou a interromper a fermentação com a junção da aguardente vínica no mosto, dando resultado a um vinho doce. Desde então, o Vinho do Porto não parou de ganhar consumidores e novos mercados. O resultado final não é um Porto, mas vários Portos, com cores que vão do branco ao retinto e com sabores muito variados. Apresenta-se com diferentes características, consoante as colheitas utilizadas e os anos de amadurecimento/envelhecimento, assumindo diversas designações como Vintage, Late Bottled Vintage (LBV), Colheita, Tawny e Ruby.

Queremos saber sua opinião

Produto: Porto Vintage 2009

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Preço
Aprovação
Qualidade

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.