Seja bem vindo!     Site Seguro      

Telefone: (11) 4702-6118

Summer Wine Tasting - Por Celma Carreira

PUBLICADO EM 25, JULHO, 2012

O mundo dos vinhos é vastíssimo… Quando pensamos que finalmente conseguimos captar algo de uma região, país ou casta, lá vem o destino e dá-nos uma “chapada” que nos faz saltar do nosso confortável banco de comodidade e nos mostra que afinal pouco sabemos. Confesso que me entusiasmo quando consigo unir referências, provas, sabores, etc…. e descortino mais um fascínio neste mundo vínico. Mas pelo contrário sinto-me tão, mas tão pequena quando me apercebo que afinal não “pesco” nada (vá, muito pouco), e que o mundo lá fora é infinito (e ainda bem)!

Quinta-da-Romeira A prova no feminino da Companhia das Quintas, mais precisamente na Quinta da Romeira, foi mais uma revelação estonteante nesta viagem. O sol raiava no alto do seu trono celeste num dia de início de Verão que deixou no ar a promessa de tempos cheios de descobertas, ínfimas possibilidades e saudosos momentos. Foi a perfeita celebração de início da estação do ano mais sexy, quente e empolgante. Pouco conhecia da Quinta das Romeiras, e num momento fugaz dou conta que começo a minha pesquisa sobre a mesma; mas a pesquisa parou aí, nesse momento fugaz. Apenas e exclusivamente porque decidi tomar outro rumo naquele instante: como boa (meia) alemã que sou, gosto de estar preparada e informada e ter as coisas minimamente sob controlo, mas como boa (meia) portuguesa que também sou deixei-me seduzir pela espontaneidade de simplesmente saborear a tarde a que o convite apregoava. Tivemos o prazer de provar muitos vinhos e aqui vos apresento os que mais me agradaram:


Espumante Quinta da Romeira 2006

Para começar um espumante: este é bastante elegante, cítrico e com uma bolha fina mas firme. Um espumante fresco com final de boca deliciosamente longo! Um espumante feito com Arinto que me surpreendeu. Viva Bucelas! 


Prova Régia Premium 2011

 
 As surpresas continuaram a chegar, desta vez num branco; os aromas são complexos neste Prova Régia Premium: no nariz promete baunilha, líchia, pastilha elástica e na boca entrega-se com frescura, acidez equilibrada, maracujá e notas ligeiras tropicais maduras. Gostei! 

 
Morgado de Santa Catarina 2010
 

E mais um monocasta de arinto que acompanhou a raia assada com legumes salteados: um branco mineral que no nariz se exibe com pimenta rosa, cítricos contidos e ardósia. O seu aroma traz o que o nariz promete, finalizado com um ligeiro aroma de jasmim. A sua acidez está em perfeita harmonia com os aromas o que torna este branco num vinho formidável.






Uniqo 2009
 

UAU – que vinho fantástico! Acidez perfeita, a mineralidade no ponto, encorpado com estrutura, alguma especiaria e um final de boca duradouro. Mas apressem-se, apenas existem umas poucas centenas de garrafas, que o Yeatman quis comprar na totalidade, depois o El Corte Ingles também o quis fazer, mas que (e dou graças à Companhia das Quintas por isso) não foram vendidas na sua totalidade! Aqui deixo os meus sinceros parabéns aos enólogos responsáveis por este vinho, o João Correa e o Nuno do Ó, porque afinal trata-se de uma experiência apenas, que eu espero que repitam (mesmo, sff!)(não, agora a sério: MESMO!!!)!

Quinta do Cardo Touriga Nacional 2009

Touriga é no Dão. E o Quinta do Cardo é mais uma prova disto. A sua cor é densa e violeta. A boca desta Touriga Nacional é fresca, muito fresca mesmo, terrosa e na língua é lânguido e guloso. Um vinho com pés e cabeça!

Quita da Romeira Colheita tardia
 
Aaaaahhhhh…que bela colheita esta! Até ao momento é a colheita tardia portuguesa de cariz mais internacional que provei.A sua cor é quase âmbar, o sabor é contido, ou seja o doce não prevalece sobre os outros aromas que são de laranja e algumas especiarias leves. Untuoso mas não pesado pois a sua acidez contrabalança tudo com mestria. Para quem não seja “aquele” apreciador de colheitas tardias esta é com certeza uma boa escolha.
 
O meu agradecimento à Rita Santiago, à Cláudia Paiva, ao João Corrêa e ao Nuno do Ó por me terem acolhido, me terem proporcionado uma tarde de aprendizagem e deleite e por partilharem as preciosidades da Companhia das Quintas! Tive o privilégio e prazer de conhecer pessoas especiais e sinto-me muito grata por isso! Vielen Dank
 
 
Fonte: E tudo o vinho levou, pelo link http://www.etudoovinholevou.com/summer-wine-tasting-by-companhia-das-quintas/